sexta-feira, 9 de julho de 2010

O novo Santo dos Santos

Este exelente texto foi postado pelo pastor Jair Pedroso.

O novo Santo dos Santos


A tradição pentecostal brasileira - falo apenas do que conheço - criou duas classes de crentes: os ungidos que sobem ao púlpito e os demais. Aos ungidos todas as benesses e aos demais a disputa para conseguir subir de posição eclesiástica.

Essa distinção entre crentes da mesma igreja tem levado a uma disputa desenfreada pelo poder. Ora, que diferença há entre participar do canto congregacional e o cantar no coral? Ou, que diferença há entre entoar um hino avulso e participar do Ministério de Louvor? Nenhuma, exceto, pelo poder de atração que o púlpito exerce.

O púlpito virou um manto sagrado, a tal ponto, que em muitas igrejas é considerado intocável: o novo Santo dos Santos. É ali que os ungidos - nem sempre por Deus - e escolhidos pelo pastor demonstram as suas habilidades musicais ou de oratória, e às vezes, nenhuma.

O exibicionismo chegou a tal ponto que se o presbítero ou evangelista não for convidado para subir ao púlpito vai para casa irado porque foi preterido. Sem contar as dezenas de saudações - o Silvio Santos passa vergonha - e hinos avulsos, todos com o objetivo de "dar oportunidade aos irmãos" que estão no púlpito. E o restante da congregação? Para essa resta apenas assistir o culto, sim pois não há participação.

A programação é um rito. Segue sempre o mesmo estilo, sem oportunidades para o Espírito Santo mudá-la. Somos cada vez mais evangélicos católicos. Por ironia, os católicos, querem transformar suas missas em cultos. Na maioria das igrejas a palavra é apenas mais um atrativo, deixou de ser o prato principal. Meia hora de pregação é muito em um culto que dura duas horas. Há sim muita leitura de textos bíblicos e saudações.

Haverá um tempo em que certamente a cruz de Cristo despertará os corações da liderança. O véu que separava o Santo dos Santos foi rasgado de alto abaixo, menos em algums denominações. A Ele e só a Ele seja toda a glória e que todo o sofisma caia por terra.

Postado por Pastor Jair Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Graça e paz!
Gostando ou não, se quiserem, comentem.

Baseado em João 21: 3-18

Como diz o Hino 202 do HCC “Se os problemas parecem não ter solução, quando as mágoas inundam o teu coração...” Quando nossos sonhos se d...