Você foi feito para brilhar

Estarei lecionando em minha igreja por alguns domingos, e resolvi compartilhar com aos irmãos e amigos o resumo que faço das lições da Revista Palavra e Vida da Convenção Batista Fluminense 4º trimestre 2010.

Revista Palavra e Vida
Lição 2
Texto Bíblico: Lucas 11:33-36
"E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.

A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso.
Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.
Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor."

Você foi feito para brilhar

- Candeia = pequeno recipiente de barro (homem) onde se coloca azeite (unção), com pavio usado para acender a chama (Espírito Santo)

1. Num contexto imediato, quem era a candeia?
1.1) Os fariseus:
1.1.1)os primeiros a serem chamados para isso. Os fariseus foram um grupo de judeus que mantinham as tradições religiosas e que guardavam a Palavra. Tinham tudo para manterem-se como candeias, porém a superficialidade espiritual (como no caso das orações em público) e o excesso  de leis e costumes (tradições religiosas implantadas por homens) tornaram a religião pesada demais. Ao invés de aproximarem as pessoas de Deus, acabaram por afasta-las.

1.2) Os cristãos:
1.2.1) Na definição de candeia podemos perceber ou reconhecer claramente que nós, crentes em Jesus, temos hoje este chamado, esta responsabilidade, este privilégio que é ser candeia.
1.2.2) É preciso, no entanto fazer um paralelo entre os fariseus e nós cristãos: assim como os fariseus tinham pleno conhecimento da Palavra, nós também temos. Então podemos supor que o distanciamento de Deus que ocorreu com eles também pode ocorrer conosco. Eles viviam diferente do que pregavam perdendo o brilho, deixando ser candeia. A chama que estava sobre eles apagou-se, tornando-os frios e insensíveis a voz de Deus. Este é um perigo que também ronda os cristãos. Devemos manter comunhão contínua com o nosso Deus para não deixarmos de brilhar.


1.3) Jesus:
1.3.1) a candeia também tipifica Jesus, pois Ele é a Luz que nos guia até o Pai.

2. O propósito da candeia:
2.1) Brilhar:

2.2.1) como já fora comentado devemos manter acesa a chama da candeia, e coloca-la no lugar mais alto para que todos a vejam. Devemos ser luz numa sociedade em trevas espirituais, dando nosso testemunho como cristãos. Expondo sem medo nosso ponto de vista e vivendo-o.

2.2.2) Não podemos nos esquecer que a candeia depende da chama para ser útil. Da mesma forma que a lua depende do sol para brilhar. A lua não produz luz, ela apenas reflete a luz do sol. Assim é conosco. Não produzimos luz,apenas refletimos o brilho de Cristo. Quando tentamos chamar pra nós esta responsabilidade carregamos um fardo que não é nosso. E por consequencia não podemos carregá-lo. Antes devemos mostrar Cristo, a veradeira Luz.

3. Como fazer a candeia brilhar:
3.1) Para brilhar ela deve estar acesa:
3.1.1) para isso devemos manter comnhão diária com Deus, sermos íntimos de Deus;

3.2.) Estar sob a influência de Deus:
3.2.1) pracisamos ter uma vida de estudo Bíblico e de oração diária para conhecermos melhor a cada dia este Deus maravilhoso e viver o que aprendemos;


3.3) Devemos olhar as pessoas como Deus as olha:

3.3.1) com amor,

3.3.2) com misericórdia,
3.3.3) com disposição para ajudar;

3.3.4) Não podemos perder o foco:
3.4.1) nosso foco deve sempre ser Deus, não coisas materiais.

Por: Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas