Lição 5 da Revista Paz e Vida: Um investimento sem resultado

Texto base: Lucas 13:6-9

Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.

Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’
"Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.
Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ".


Abertura: Investimentos fazem parte de nossa vida. Antes de nascermos nossos pais já investiam em nós. E mesmo antes de nossos pais, Deus já havia investido (Jer1:5)


I- Contexto:
1.1) Qual o significado de figueira?
- Paz: lugar de paz, segurança, descanso, confiança;
- Prosperidade: uvas no deserto: certamente quem tivesse vinhas no deserto deveria ter uma renda muito boa; saciar fome e sede;
- Liderança: como guias em direção ao Senhor, candeias;
- Povo de Deus: aqueles que têm o favor de Deus
1.2) Quando não damos frutos somos como os que estão no meio do povo mas não faz parte do povo:
- alguém que não trabalha, sangue suga;

II- Tempo de arrependimento:
2.1) Consigo resolver meu problema procurando no outro um problema maior que o meu?
2.2) Que problemas nossa igreja tem e o que posso fazer para ajudar?
2.3) Resolvo o problema quando reconheço que o tenho, me arrependo, peço perdão a Deus e procuro fazer o correto;

III- Deus procura frutos:
3.1) O que posso fazer para dar frutos?
1º- Em que área Deus quer que eu trabalhe?
- o que sei fazer, o que gosto de fazer;
2º-  Como por meu trabalho em prática?
- tem algum ministério que eu possa me integrar?
- se não houver vou procurar outros com mesma características/propósitos e formar um;

3.2) Conseqüências de nossas ações:
- ser arrancado, cortado como algo que não presta;
- ser tratado e dar frutos

Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas