Eu posso coisas todas naquele que me fortalece?


"Tudo posso naquele que me fortalece".
Fl 4:13




Já ouvi muitos pregadores e não pregadores bradarem este verso para expressar que podem muitas coisas. Coisas do tipo posso fazer tudo (qualquer coisa boa ou não, correta ou não como se isso não tivesse conseqüências em nossa vida espiritual ou não), ou então como se não houvesse limites para ser humano. Limites para ser “abençoado” materialmente.
Mas seria a respeito disso somente que Paulo fala? Vejamos então...
Paulo começa sua carta aos Filipenses pedindo aos seus amados de Filipos que “permaneçam firmes no Senhor” ou seja, não deve haver inconstância nos crentes, isso, por si só, faz cair o ‘posso qualquer coisa’.
Outra coisa que vemos é que não pode haver desarmonia entre os crentes (“eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.” Verso 2) demonstrando que podemos viver com contendas.
Mais: não podemos andar ansiosos por coisa alguma (ver 6).
Então o que Paulo quer dizer com “posso todas as coisas”?
Ele começa a revelar no verso 12: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” Ou seja, independente da situação pela qual estejamos passando, se é fartura ou necessidade, abundância ou escassez, frio ou calor, sede ou satisfação eu posso passar por todas as situações se Deus estará comigo.
Se Deus está comigo e eu carecer de algo eu suportarei sem murmurar pois o meu Deus irá prover minhas necessidades ou não conforme Seus planos.
Se Deus está comigo e eu estiver vivendo na fartura não negligenciarei àqueles que precisarem de ajuda e os aqueles que sempre me ajudam. O meu sucesso será do Senhor e eu não ficarei soberbo.
Posso ser humilde e enfrentar as tribulações.
Graça e paz!

 
Eduardo Leal


Comentários

Postagens mais visitadas