Nós e nossos líderes

"Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.
Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros."
I Tessalonicenses 5: 12-13
Cera vez estive na PIB em São Gonçalo quando o saudoso Pr. Mauro Israel ainda estava vivo e ouvi uma mensagem muito boa sobre como devemos nos relacionar com nossos líderes.
Muitas vezes esse relacionamento liderado / líder têm sofrido rupturas dos mais diversos níveis. Ora por erros do liderado ora por erro do líder. E isso não estou relacionando somente pastor e ovelhas. Escrevo sobre tudo que há necessidade de relacionamento entre líderes e liderados dentro do corpo de Cristo, que é a Igreja.
E para tentar ajudar neste universo de diferentes formas de nos relacionarmos com nossos líderes o apóstolo Paulo escreveu os versos acima grifados em negrito. E vamos considerá-los nesta reflexão.

I- Devemos respeitar os ministros de Deus na Igreja
- ver 12a
> Em primeiro lugar são líderes os que Deus escolheu para liderar (Romanos 13:1), seja por um longo período ou curto.
> Respeito implica em ajudar, ser solícito,  não causar problemas ao grupo que faz parte, orar a Deus pelo líder, sua família, seu trabalho, sua vida espirual.

II- Devemos amá-los em máxima consideração
- ver 13a
> O trabalho de um líder não é fácil. Organizar, buscar informação, orar por todos os liderados, visitar, aconselhar, ouvir, tomar decisões... Ufa, como é grande a responsabilidade de um líder! Valorize o esforço de seu líder.

III- Devemos atentar para suas admoestações
- ver 12b
> Quando um líder nos procura para falar a sós e com amor nos admoestar é por que precisamos ouvir algo mesmo quando não queremos.  Ele tem autoridae para isso dada por Deus e é um instrumento que Deus usa para falar conosco.

IV- Devemos viver em paz com os líderes
- ver 13b
> Em algumas situações vemos liderados que se acham superiores aos seus líderes.  Porém como vimos no 1º tópico Deus é quem escolhe os líderes. Você pode em algumas coisas ser melhor que seu líder, mas isso não lhe capacita a ser líder. Quer dizer apenas que você tem características que são importantes para o ministério que você faz parte. E isso não é pouco, não. Só você faz o que você faz do jeito que você faz! Outros podem até fazer bem, mas do seu jeito só você faz, e por isso você tem importância no grupo que você faz parte. Esse pensamento também cabe ao líder. Ele é, segundo Deus, a pessoa mais adequada a estar liderando o ministério que você faz parte.

Uma frase que o Pr. Mauro Israel usou que eu gostei muito e as vezes uso é: "A igreja deve se manter de joelhos para que seus líderes se mantenham de pé."
Amem e respeitem os seu líderes!
Graça e paz!
Eduardo Leal

Comentários

  1. Amém,Oração é coluna que sustenta a Igreja.
    Parabéns, Deus abençoe!
    M.Intercessão.

    ResponderExcluir
  2. É verdade...
    Já ouvi dizer o seguinte: Muita oração muito poder.
    Use e abuse de conversar com Deus.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Graça e paz!
Gostando ou não, se quiserem, comentem.

Postagens mais visitadas