Estar 100% com Deus

Asa era um bom rei e bom servo de Deus.
"E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR seu Deus". 
2 Crônicas 14:2

Para Asa receber este elogio ele teve que retirar os altares idólatras dos deuses estrangeiros, derrubar colunas e postes sagrados, ordenar ao povo que buscasse o Senhor Deus e que retirassem os altares de incenso, isso no campo religioso(2 Crônicas 14:3-5).
No campo administrativo construiu cidades com muros ao redor e com torres portas e trancas, e tinha um grande exército (2 Crônicas 14:6-8).
E quando havia motivos para entrar em guerra ele não deixava de contar com ajuda preciosa de Deus: "Senhor, não há ninguém como tu para ajudar os fracos contra os poderosos. Ajuda-nos, ó Senhor, ó nosso Deus, pois em ti pomos a nossa confiança, e em teu nome viemos contra este imenso exército. Ó Senhor, tu és o nosso Deus; não deixes o homem prevalecer contra ti". 
2 Crônicas 14:11

E lógico que Asa e seu exército saiu vencedor mesmo que o inimigo tivesse 3 vezes mais soldados em seu exército.
Essa vitória foi fruto da comunhão que Asa tinha com Deus.

Em nossa vida não é diferente.
Quando abrimos mão do que nos prende ao mundo colocando Deus como 1º em nossas vidas e nos preparamos para as adversidades, obtemos bom êxito quando vem os momentos difíceis. Mesmo que haja baixa. Mesmo que a luta seja cotra algo muito mais forte. Mesmo que demore. Afinal Deus esta conosco na luta.

Ainda assim havia algo a ser feito por Asa e o povo.
E Deus usou Odede para falar com eles: "Escutem-me, Asa e todo o povo de Judá e de Benjamim. O Senhor está com vocês quando vocês estão com ele. Se o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará. Mas, vocês devem ser fortes e não se desanimar, pois o trabalho de vocês será recompensado". 
2 Crônicas 15:2 e 7 
Depois de ouvirem essas palavras eles retiraram outros altares de idolatria, restauraram o altar do Senhor, sacrificaram ao Senhor e  "fizeram um acordo de todo o coração e de toda a alma de buscar o Senhor, o Deus dos seus antepassados". 
2 Crônicas 15:12
Será que ainda há algo em nós que precisa ser mudado?
Será que há algo que temos que deixar pra trás?

Asa não deixou tudo pra trás.
E mais ou menos 20 anos depois de tudo isso houve nova guerra.
Asa não pediu ajuda ao Senhor.
Asa ganhou a guerra mas o exército inimigo e o seu rei conseguiu escapar deixando a possibilidade de voltar a atacar seu país novamente. "Por você ter pedido ajuda ao rei da Síria e não ao Senhor, ao seu Deus, o exército do rei da Síria escapou de suas mãos. 
2 Crônicas 16:7
Devemos estar 100% com Deus: "Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração".
2 Crônicas 16:9
Não que isso seja fácil.
Mas é possível!

Graça e paz

Eduardo Leal

Comentários