Quando os problemas são maiores que nossa fé

 Por diversas vezes passamos por problemas. Alguns nos atormentam tanto que levam consigo nosso tempo e sono, não é mesmo?
Quanto mais pensamos nos problemas, esquecemos que temos um Deus que está sempre pronto a nos ajudar. Vamos esmorecendo e já não lemos mais com tanto afinco a Palavra de Deus, deixamos de orar com freqüência e os problemas vão ficando  maiores que a nossa fé.
Em momentos assim é comum buscarmos conselhos com nossos familiares, amigos e irmãos mais próximos.
Mas seria a afinidade o único requisito para tomarmos conselhos com nossos queridos?
Que mal poderia haver nisso?
É possível se dar mal com conselhos de pessoas tão próximas?
Como sabemos que todos nós somos passíveis de erros a resposta é SIM.
Sim, mesmo tentando nos ajudar nossos queridos podem nos dar conselhos errados.
Isso se deve por vários motivos como o padrão moral, nível de conhecimento, religião, maturidade, sexo, e talvez outros.
a)      Padrão moral: pode fazer com que alguém que esteja passando por problema financeiro seja influenciado a roubar e não pegar um empréstimo, ou cortar gastos;
b)      Nível de conhecimento: conhecer ou ter passado por uma determinada situação ajuda a resolver de forma segura um problema. Por outro lado se não há conhecimento pode ser mais demorado ou difícil resolver o problema.;
c)      Maturidade: pode determinar a prudência ao resolver o problema;
d)      Sexo: pode influenciar se vai ser resolvido com mais ou menos sensibilidade;
e)      Religião: limita ou expande a forma de se resolver o problema.

Atentando para a religiosidade é bem provável que seu conselheiro tendo conhecimento e comunhão com Deus facilite a resolução de seu problema. Por outro lado, sem conhecimento ou comunhão, ele pode levar você a se afundar em seus problemas ou até lhe causar outro como, por exemplo, afastá-lo de sua comunhão com Deus, com outros irmãos e com a Igreja.

Davi, o homem segundo o coração de Deus, buscava conselho com pessoas sábias como o  profeta Natã (II Samuel 7). E seu reinado sempre prosperou.

Acabe por sua vez aconselhava-se com a inconsequente  e idólatra Jezabel. Ele tomou péssimas decisões que o levou a afastar-se de Deus e levar consigo seu povo (I Reis 21:25). Ele foi um péssimo governante.
Com quem você vai se aconselhar de hoje em diante? Com Natã ou com Jezabel?





Graça e paz!

Eduardo Leal 

Comentários

Postagens mais visitadas