ESTÁDIOS E CLUBES DE FUTEBOL COM FINANCIAMENTO PÚBLICO

ESTÁDIOS E CLUBES DE FUTEBOL COM FINANCIAMENTO PÚBLICO.

Tenho em minha cidade alguns clubes de 
futebol que se aventuraram no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro e entre eles um obteve sucesso em ser campeão da 3ª Divisão e ascendeu a 2ª tendo, se eu não estou enganado, dois anos de fundação.
São Gonçalo - minha cidade - não tem estádios. Tem campos que atendem a terceirona, mas só. Não há estádios que comportem as exigências de divisões acima.
Talvez alguns na paixão desejem que o poder público invista na construção de estádios ou até mesmo no time que alcançou com êxitos próprios a ascensão.

Mas, seria coerente o poder público - ou suas empresas - investir em construção de estádios e em propagandas em camisas de times de futebol em detrimento de se investir em infraestrutura, saúde e educação?
O que você gostaria de ter em sua cidade: Boas escolas, bons hospitais, profissionais capacitados e motivados para ambas as empreitadas, ruas calçadas e com saneamento de qualidade ou você prefere ter um clube com o nome da sua cidade na camisa ou um estádio?

Me impressiona os valores públicos e sempre exorbitantes gastos nas construções dos estádios de futebol para a Copa do Mundo. Construções até em locais que sabidamente não vão ter como manter os estádios após a Copa. E os valores públicos gastos com propaganda em camisas de futebol? Quantas casas poderiam ser construídas e entregues a população a custo zero?
site globoesporte.com
Vila Olímpica de Parnaíba, site globoesporte.com
Esses investimentos deveriam ser sempre privados. E também estender melhorias em seu entorno para trazer benefícios aos moradores próximos dos estádios.
Para mim o poder público poderia e deveria investir em todos os esportes, e não só no futebol, promovendo campeonatos das diversas modalidades e categorias conforme idade, escolaridade, etc. Poderia também haver nas escolas públicas o ensino de música também com concursos... 
Vincular os esportes e música ao ensino fundamental, médio e faculdade como existe em outros países seria talvez uma solução que impulsionaria tanto um lado quanto outro.
Construir centros olímpicos de fácil manutenção e boa qualidade onde os próprios alunos formados poderiam dar retorno a comunidade.
É muito bom ter nossa cidade sendo divulgada em TV's, rádios e jornais e não tenho a menor dúvida disso. Mas eu quero minha cidade sendo divulgada por baixo índice de evasão escolar; pro termos bons profissionais formados e atuando aqui; por uma saúde pública de alta qualidade; por não termos problemas de enchentes; e uma via rodoviária de qualidade.
E você o que pensa?
Pense nisso!
Graça e paz!

Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas