Baseado em João 21: 3-18

Como diz o Hino 202 do HCC “Se os problemas parecem não ter solução, quando as mágoas inundam o teu coração...”
Quando nossos sonhos se desfazem e nos encontramos sem chance de encontrar forças pra lutar um medo e um vazio nos empurra para o que éramos antes do nosso melhor.
Quando essa perda é uma referência, é alguém que não veremos mais tudo se torna mais propício ao fracasso.
“Vou pescar”, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: “Nós vamos com você”. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada (João, 21:3).
Pescar era voltar a fazer o q faziam antes do encontro que tivera com Jesus. Era tornar a ser um homem sem o descamar do Espírito Santo que transforma nossas vidas. Pedro neste momento se expressa como muitos de nós sem uma referência no momento de crise.
Voltar aos velhos hábitos, velhos conceitos, velhos vícios. Nos sentimos órfãos.
Infelizmente nesses momentos podemos, como Pedro, influenciar outros a se juntar a nós e desistir de acreditar que tudo tem uma saída pra nossa noite de fracasso e desespero.
De repente Jesus fala com Pedro que novamente dá lhe ouvido e torna a lançar redes sobre Seu comando.
O amor de Deus é tão grande e intenso que quando nos desnudamos diante dele sentimos vergonha por sermos tão pecadores, tão inconstantes.
Com amor Jesus cuida dele novamente, lhe dá pão e peixe. E depois chama Pedro no canto e lhe pergunta três vezes “Tu me amas?”. Jesus também pergunta a nós se O amamos, não porque Ele não saiba, mas para que nos lembremos o motivo do nosso amor por Ele.
Pedro ainda não havia entendido que mesmo podendo não tinha mais o direito de andar por onde queria, mas que deveria andar nos caminhos que o Pai havia traçado para ele.
Não se sinta só “Há alguém que atende a tua oração: Jesus Cristo, o Mestre e Senhor”. Assim como o Mestre estava pela manhã na praia com pães e peixes para Pedro e os outros, Ele também está em nossos momentos de fraqueza se revelando a nós e nos alimentando, confortando e nos reanimando para retornar os sonhos que Ele preparou para nós. Jesus quer que novamente sigamos Sua voz e que nEle encontremos o que precisamos.
Graça e paz,
Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas