A última quinta feira

Era chegado o dia da Páscoa e os discípulos queriam saber onde preparariam a refeição. Jesus lhes disse o lugar e eles fizeram exatamente o que fora pedido.
A refeição da Páscoa torno-se o que também chamamos de primeira ceia. Ao começar a refeição Jesus partiu o pão , deu graças e deu aos discípulos para que eles compartilhassem uns com os outros. Fez o mesmo com o vinho.

Enquanto o jantar era servido Jesus levantou-se da mesa e lavou os pés dos discípulos. Os discípulos queriam saber qual deles seria o maior no Reino. Jesus diz que o maior terá que ser o menor e ensina sobre humildade. Após terminar voltou ao seu lugar.
Jesus avisa aos seus discípulos que um deles o trairá e Pedro pede que João pergunte ao Mestre qual deles faria isso. Jesus molha o pão no prato e o dá a Judas como sinal de quem este O trairá. Judas sai da ceia e vai encontrar-se com os líderes da sinagoga e os mestres da lei que queriam prender e matar Jesus.
Depois disso Jesus entrega aos discípulos um novo mandamento: " Amem-se uns aos outros. Como Eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros."
Ainda durante  ceia Jesus revela a Pedro que ele O negaria por três vezes antes que o galo cantasse.
A ceia termina e todos eles se encaminham para o Monte das Oliveiras, pois eles têm planos de passar a noite no Jardim do Getsêmani. No caminho Jesus diz palavras de ânimo aos discípluos poie eles estavam entristecidos com o que deveria acontecer com o Mestre.
Lá no Jardim Jesus pede que os discípulos orem e vigiem com Ele. Depois os deixa e se retira para orar por Si mesmo. Jesus se ajoelha e diz: " Pai se queres, afasta de mim este cálice; contudo não seja feita a minha vontade mas a Tua." Jesus estava tão angustiado que suou gotas de sangue enquanto um anjo O consolava.
Mateus 26: 17-42, Marcos 14: 12-40, Lucas 22: 7-46, João 13: 1-17:5

Graça e paz!
Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas