A última terça feira


De volta a jerusalém Jesus vai ao Templo para ensinar. Ele fala a Parábola dos dois filhos: que trata da necessidade de crer na mensagem de salvação e arrepender-se dos maus caminhos.
A Parábola dos lavradores maus: trata da mensagem que primeiro foi pregada aos judeus e que eles não a entenderam e perderam o privilégio de ser o povo portador das boas novas.
A Parábola do banquete de casamento: completa a anterior ensinando que devemos deixar nosso mau caminho (nossas vestes) e seguir no caminho que Ele traçou (vestes de núpcias).
O pagamento do imposto a César demonstra que devemos honrar nossos compromissos.
Os fariseus não acreditavam na ressurreição o questionam sobre isso. Jesus diz: "Deus não é Deus de mortos mas de vivos!" ensinando que há sim a ressurreição.
Outra questão levantada era qual é o  maior mandamento. Jesus explica que é amar a Deus sobre tudo e todos. O segundo maior é amar ao próximo como a sí mesmo.
O clima começa a esquentar e então Jesus, com duras palavras, condena a hipocrisia dos fariseus e dos mestres da Lei. Ele diz: "Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade".
Citando ao salmo 101 Jesus se declara maior que Davi dando dicas de seu papel messiânico.
Jesus também fala da oferta da viúva demonstrando que não devemos entregar partes de nós, mas que devemos nos entregar como oferta por inteiro.

Depois disso Jesus sai do Templo e um de seus discípulos mostra o templo e comenta de sua beleza. Jesus então começa a falar do fim dos tempos onde haverá guerras, perseguições aos cristãos, os dias serão abreviados, aparecerão falsos mestres e de fala de sua segunda vinda.
Jesus também demonstra que a data e hora de sua volta não deve ser motivo de preocupação, mas que devemos estar totalmente preparados para sua volta seja ela quando for.
No decorrer deste conversa eles chegam ao Monte das Oliveiras onde permanecerão até a manhã de quarta.

Mateus 21:28-24:51; Marcos 12:1-13:44; Lucas 20:9-21:38

Graça e paz!
Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas