O que podemos aprender com um mendigo cego


Você 
sabe a diferença entre o que você quer e o que você precisa?
Consultando o Dicionário Aulete aprendemos que: Querer é desejar, aspirar, sentir vontade. e que Precisar é: ter necessidade, o que é necessário.

Em Marcos 10 :49 à 52 podemos ver a história do cego Bartimeu em uma situação que parece muito óbvia. Lemos que Jesus está diante de Bartimeu, um mendigo cego, e lhe pergunta: "O que você que Eu lhe faça?".

O cego poderia dar uma infinidade de respostas visto que haviam muitas coisas que lhe faltavam. Vamos lembrar que isso se passou a mais de 2.000 anos e não havia cota para empregos, não havia acessibilidade para locomoção dos que têm necessidades especiais, que o entendimento da causa para um situação como a cegueira era o pecado, ou seja o cego era visto como impuro. Como ele também era mendigo, precisava de alimentação, roupas, remédios e um monte de outras de coisas.
Então não era tão óbvio assim, né?
Tudo o que ele queria poderia ser lícito e bom, mas não o faria ver. O que ele precisava para chegar onde queria, para ter uma fonte de renda, para desfrutar do que estava a sua frente de forma plena era ver e foi isso que ele pediu a Jesus : "Mestre, eu quero ver."
Bartimeu estava diante daquEle que poderia lhe dar qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo. Mas ele pediu o que precisava e Jesus levou isso em consideração: 'Jesus lhe disse: “Vá, pois sua fé o curou”. No mesmo instante, o homem passou a ver e seguiu Jesus pelo Caminho' (Marcos 10: 52).



Bartimeu sabia bem a diferença entre o que queria e o precisava.
Aquele cego não teria outra oportunidade de ter a sua visão devolvida e vida transformada se Jesus não o tivesse curado.

Aprendemos com Bartimeu, um mendigo cego, a diferença entre o que queremos e o que precisamos.

Muitas vezes não pedimos o que precisamos e por isso Deus não nos concede. Aprendemos também com ele que dentre todos os caminhos que temos pra seguir o melhor é o Caminho de Cristo ("o homem passou a ver e seguiu Jesus pelo caminho").
E você o que está esperando para pedir a Deus, em nome de Jesus, o que você precisa e passar a segui-Lo?

Graça e paz!
Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas