Reconhecimento

Muitas pessoas pensam que receber reconhecimento por algo que fizeram

não é bom. Outros fazem do reconhecimento o sentido de suas vidas. E pra você? Ser reconhecido é positivo ou negativo?

É bom ser reconhecido por ago que fazemos?
Eu acredito que sim.
É muito bom ouvir um elogio, não é verdade? Quando executamos bem uma música, fazemos um bom projeto, uma boa jogada em algum esporte, por exemplo, e somos reconhecidos por isso é muito gratificante!
A esposa que dá aquele capricho quer ser reconhecida.
O esposo quando executa aquele serviço em casa que a esposa já pediu a uns 6 meses quer ser reconhecido também.
Quando damos uma boa aula, um bom estudo ou uma boa palestra também é bem vindo um elogio.
Agora, o lado negativo é fazer do elogio a nossa motivação.

Da mesma forma é algo muito positivo reconhecer o que os outros fazem bem.
Elogiar os outros por algo bom que fazem vai produzir neles o mesmo bem que produz em nós quando ouvimos um elogio.
Elogiar o que o outro fez por nós e ser grato é reconhecer o valor do próximo. O apóstolo Paulo na Carta aos Filipenses 2: 3 nos ensina que devemos considerar os outros superiores a nós mesmos.
O que não pode ocorrer é idolatrar o próximo.

Há também o ato de reconhecer ou não alguém visualmente como quando o encontramos. Em Lucas 24 13 - 16 vemos uma falha nesse tipo de reconhecimento.

Os dois discípulos que saíam de Jerusalém a caminho de Emaús não reconheceram o mestre Jesus ao se encontrarem com Ele.
Fiquei curioso com isso e refleti no que pode ter causado isso:
Será que foi uma luz forte? Não, pois isso aconteceu mais tarde em outra ocasião com Saulo de Tarso.
Será que foi falta de luz? Não, pois o encontro não se deu a noite.
Teria jesus se disfarçado? Com certeza não!
O que de fato teria ocorrido pra que os discípulos de Emaús não tenham reconhecido Jesus? Bom, no verso 21 vemos que, como todo judeu, esses discípulos aguardavam um messias que os libertassem somente das mazelas terrenas como um líder político ou militar pois Roma dominava sobre Israel.
Ainda hoje muitos cometem esse erro e colocam em Jesus uma bandeira política seja da esquerda, centro ou direita:
Outros veêm Jesus como um gênio da lâmpada que tem a obrigação de realizar desejos:
Alguns outros veêm Jesus com os mesmo olhos de Judas Iscariotes e querem ganhar dinheiro com Ele.
Jesus veio ao mundo para, com seu amor e graça, nos libertar das garras do pecado e da morte eterna e nos religar ao Pai. Nada impede Deus de realizar curas e milagres, mas Ele é Deus. Ele é digno de adoração, louvor e honra. E por essas cousas é que deve ser buscado.  Nunca devemos nos esquecer disso!

Mas o que podemos fazer quando nos esquecemos quem é Deus?
Esses discípulos haviam esquecido quem era Jesus e haviam deixado de lado Sua vontade (eles deveriam estar em Jerusalém com os outros discípulos e não saído de lá). Eles estavam cada vez mais se afastando da vontade de Deus até que Jesus foi ao encontro deles e os fez reconhecer quem Ele é e os colocou de volta em Seu caminho, na Sua vontade.
Deus fala conosco em Sua Palavra, ou através de alguma mensagem ou música inspirados pelo Espírito Santo para nos recolocar em Seu caminho e voltarmos para Ele, afinal Ele não mudou, é o mesmo e seus braços ainda estão abertos. Façam como os discípulos: peçam para que Jesus fique com vcs e sintam seus corações arderem com a Sua presença.

Graça e paz!
Eduardo Leal

Comentários

Postagens mais visitadas